FANES |
COMO PODEM NOTAR, AS CASAS OPOSTAS SE RELACIONAM, ISSO VAI AO ENCONTRO DO QUE CITAMOS ANTERIORMENTE SOBRE A TÁBUA DE ESMERALDA, SENÃO VEJAMOS:
“TUDO É DUPLO; TUDO
TEM DOIS PÓLOS; TUDO TEM SEU PAR DE OPOSTOS; .(...)”
EU
CITEI O EXEMPLO DA CASA NOVE AQUI PARA REALÇAR A IMPORTÂNCIA DOS DONS DE ALGUM NATIVO,
SEJA QUEM FOR, A SEREM OBSERVADOS, INDEPENDENTE DE CREDO, COR, RAÇA, SEXO ETC.
SE UM LÍDER DE COVEN NÃO SOUBER OLHAR OS DONS QUE NASCERAM COM O NOUS DE UMA
PESSOA, SEM JULGAR SE ELA É BINÁRIA OU NÃO, ESSE LÍDER NÃO PODE SER CHAMADO DE
SÁBIO PORQUE ELE SIMPLESMENTE ESTÁ DESCARTANDO TODOS OS POTENCIAIS DE ALGUÉM,
ESTARÁ JOGANDO FORA O FETO JUNTO COM A ÁGUA DO PARTO.
DENTRO
DE UM CÍRCULO RITUALÍSTICO SOMOS ORIENTADOS A NOS POSICIONAR EM PARES:
MASCULINO, FEMININO, MASCULINO, FEMININO E ASSIM POR DIANTE. ISSO NÃO É DOGMA E
SIM UMA SIMULAÇÃO DA NATUREZA DOS SIGNOS, COMO VEMOS ABAIXO:
NA
TABELA DE ATRIBUTOS DOS SIGNOS (DA ACADEMIA DE ESTUDOS ASTROLÓGICOS) PODEMOS
OBSERVAR OS 12 SIGNOS, SENDO QUE CADA UMA DAS TRIPLICIDADES POSSUEM A MESMA
QUALIDADE E ELEMENTO.
ARIES,
LEÃO E SAGITÁRIO POSSUEM A QUALIDADE QUENTE E SECO E, ELEMENTO FOGO.
TOURO,
VIRGEM E CAPRICÓRNIO POSSUEM A QUALIDADE FRIO E SECO E, ELEMENTO TERRA.
GEMEOS,
LIBRA E AQUÁRIO POSSUEM A QUALIDADE QUENTE E ÚMIDO E, ELEMENTO AR.
CANCER,
ESCORPIÃO E PEIXES POSSUEM A QUALIDADE FRIO E ÚMIDO E, ELEMENTO ÁGUA.
MAS
NEM TODOS ELES POSSUEM O MESMO MODO, A MESMA ESTAÇÃO, E EU CHAMO ATENÇÃO AGORA
PARA A FACÇÃO E GÊNERO:
ÁRIES:
FACÇÃO DIURNA E GÊNERO MASCULINO.
TOURO:
FACÇÃO NOTURNA E GÊNERO FEMININO.
GÊMEOS:
FACÇÃO DIURNA E GÊNERO MASCULINO.
CÂNCER:
FACÇÃO NOTURNA E GÊNERO FEMININO.
E ASSIM POR DIANTE. PERCEBAM QUE ENQUANTO UM É MASCULINO O SEGUINTE É FEMININO. ASSIM NOS POSICIONAMOS DENTRO DO CÍRCULO DESDE AS ORIENTAÇÕES DOS MAIS REMOTOS GRIMÓRIOS CONHECIDOS E ORDENS MÁGICAS ANTIGAS COMO A GOLDEN DOWN, MAS QUEM MAIS EVIDENCIOU ISSO FOI GERALD GARDNER NA WICCA.
ESTAMOS FALANDO DE GÊNERO!
NÃO DE SEXO DE NASCENÇA!
A
DIFERENÇA ENTRE A WICCA E A BRUXARIA TRADICIONAL É QUE NA WICCA A VISÃO DE
CÍRCULO É GEOCENTRICA, POR ISSO OS WICCANOS PERCORREM O CÍRCULO NO SENTIDO
HORÁRIO PARA ATRAIR E SENTIDO ANTI-HORÁRIO PARA BANIR, AO CONTRARIO DA BT ONDE
A VISÃO DE CÍRCULO É SIDERAL, OU SEJA, ASSIM COMO OS PLANETAS LÁ NO ESPAÇO
MARCHAM NORMALMENTE NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO, ASSIM SE FAZ NO CÍRCULO DE
BRUXARIA TRADICIONAL.
ANTES
DE PARTIRMOS PARA O PRÓXIMO FUNDAMENTO, DEIXO AS PALAVRAS DE ANDREW CHUMBLEY
RESSOAR NAS MENTES, PARA QUE POSSAM SE DAR CONTA DE
QUE INDEPENDENTE DE UMA PESSOA SER BINÁRIA OU NÃO-BINÁRIA, SE ELA FOR FILHA OU
FILHO DE ELPHAME, O PODER RESIDE COM QUEM NASCE COM ELE NA ALMA:
“VOCÊ PODE ANDAR PELO
CAMINHO, VOCÊ PODE FALAR AS PALAVRAS, MAS VOCÊ PODE CONJURAR UM ESPÍRITO?”
ALGUNS
AUTORES NOS LEVAM A ACREDITAR QUE OS CULTOS DE BRUXARIA SÓ REUNIAM PESSOAS A
PARTIR DO SECULO XVI, MAS ISSO NÃO É VERDADE. PIERRE RIFFARD EM SEU LIVRO SOBRE
TRADICIONALISMOS E ESOTERISMO, CITA UMA LONGA LISTA ARQUEOLÓGICA DE CULTOS PAGÃOS,
CUJO RASTRO REMONTA UMA SOCIEDADE QUE CULTUAVA A TERRA-MÃE HÁ 35 MIL ANOS.
TRIBOS
E PEQUENAS SOCIEDADES SE REUNIAM EM TORNO DE FOGUEIRAS RELIGIOSAS, TAL PRÁTICA
É NOTÓRIA ENTRE OS XAMANS ANTIGOS. ISSO TAMBÉM É UMA FORMA DE BRUXARIA, ASSIM
COMO UMA BENZEDEIRA É TAMBÉM UMA BRUXA.
O
TERMO BRUXA AINDA É CARREGADO DE PRECONCEITO EM PLENO SÉCULO XXI MAS, SIGNIFICA
SEGUNDO O DICIONÁRIO DE OXFORD, SÁBIA.
É
CLARO QUE, BRUXARIA SEMPRE FOI ALGO LIGADO A FÉ COMO ALGO A SER PRATICADO, AO
INVÉS DE SER UMA IDENTIDADE DE GRUPO. IGUALMENTE É COM A ARTE DOS FEITIÇOS, A
QUAL NASCEU LÁ NO PASSADO COMO FORMA DE SE LIBERTAR DA OPRESSÃO, POIS A REZA E
A MAGIA ANDAVAM JUNTAS, DE TAL FORMA QUE SÓ UM FEITIÇO PODERIA LIVRAR UMA
MULHER OU HOMEM OPRIMIDOS PELO SISTEMA DE CASTIGO INJUSTO. AS AULAS DE DIREITO
CRIMINAL EXPLICAM BEM COMO ERA O USO DA FORÇA NO PASSADO, USADO COMO MEIO DE SE
FAZER “JUSTIÇA” NA MAIORIA DAS SOCIEDADES ANTIGAS, POIS NESSA ÉPOCA A LEI ERA
JUSTA SOMENTE PARA O MAIS FORTE, ENQUANTO O MAIS FRACO NÃO TINHA DIREITOS E
PERDIA TUDO, AINDA QUE O MAIS FRACO ESTIVESSE SENDO HONESTO EM TUDO E FOSSE
ROUBADO PELO MAIS FORTE.
QUEM
NUNCA DOBROU OS JOELHOS A REZAR OU DEITOU UMA OFERENDA FARTA PARA PEDIR UM
FAVOR À UMA DIVINDADE A FIM DE LIVRAR-SE DE UMA INJUSTIÇA OU OPRESSÃO
ACREDITANDO NUM PODER MAIOR?
VEJAMOS AGORA O
DUALISMO INERENTE À ABORDAGEM PLATÔNICA COMO UMA HERANÇA DO ORFISMO E DO
PITAGORISMO: A ALMA PERTENCE À ESFERA DIVINA, AO MUNDO DAS IDÉIAS E DAS FORMAS,
CONFUNDINDO-SE COM ESTAS E SENDO, DESSA FORMA, ETERNA, IMORTAL, INDESTRUTÍVEL.
PLATÃO
ENSINA QUE "O CORPO É A PRISÃO DA ALMA", CORRESPONDENDO ELA, ASSIM, A
UMA ENTIDADE OPOSTA À EXISTÊNCIA CORPÓREA, A QUE SÓ PODE CHEGAR POR INTERMÉDIO
DA "QUEDA" (REENCARNAÇÃO).
A
NOÇÃO DE ALMA É ENCONTRADA EM QUASE TODOS OS POVOS E CULTURAS, CONSTITUINDO-SE
EM UM OBJETO DE CONSTANTE ELABORAÇÃO FILOSÓFICA, DESDE OS PITAGÓRICOS ATÉ A
TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA OU A PSICANÁLISE DE JUNG.
DEFINIDA
COMO ELEMENTO VITAL E ESPIRITUAL DO SER HUMANO, A ALMA (TAMBÉM CHAMADA
TRADICIONALMENTE DE NOUS) SEMPRE FOI UM DOS PROBLEMAS MAIS CONSTANTES NA
MAIORIA DAS RELIGIÕES E FILOSOFIAS EM TODOS OS TEMPOS. VÁRIAS MANIFESTAÇÕES
RELIGIOSAS ENCONTRARAM NELA O SEU INTERESSE PRINCIPAL, COMO O ANIMISMO E O
ESPIRITISMO, E IGUALMENTE ALGUMAS CORRENTES FILOSÓFICAS, PRECIPUAMENTE AS
ORIGINÁRIAS DO PLATONISMO, QUE DEFENDIA A IMORTALIDADE DA ALMA E A
METEMPSICOSE, TAMBÉM DENOMINADA DOUTRINA DA TRANSMIGRAÇÃO DAS ALMAS OU DO
ETERNO RETORNO DAS ALMAS, FENÔMENO CONHECIDO COMO PALINGENESIA. NENHUMA
BRUXARIA TRADICIONAL NEGA O PODER DA TRANSMIGRAÇÃO DA ALMA.
É
POR ISSO QUE UMA PESSOA NASCE BRUXA, EQUIVALE DIZER QUE A PESSOA FOI INICIADA
EM ALGUMA VIDA PASSADA E NESSA VIDA TROUXE OS DONS NA ALMA E NO ESPÍRITO, POR
ESSA RAZÃO, ESSA PESSOA PRECISA SER INICIADA NESSA VIDA NOVAMENTE E RELEMBRAR O
TODO, DESPERTAR NOVAMENTE, RECONHECER E REUNIR SEUS DONS E SUA FAMÍLIA MÁGICA. O
MAIS ANTIGO PRECURSOR DO TEMA DA ALMA É O LIBRIANO MARSÍLIO FICINO, ITALIANO FLORENTINO,
FILÓSOFO HUMANISTA JUNTAMENTE COM PICO DELLA MIRANDOLA REUNIU OS MAIORES
ACERVOS DE PENSADORES E SISTEMAS DE PENSAMENTO E ALQUIMIA, MAGIA, ALEM DE
TRADUZIR OBRAS DE PLATÃO NO SÉCULO XVII.
É
DELE A CÉLERE FRASE:
"CONHECE-TE A TI
MESMO, Ó LINHAGEM DIVINA VESTIDA COM TRAJES MORTAIS. DESPE-TE, EU TE PEÇO,
SEPARA O QUANTO PODES, E PODES O QUANTO TE ESFORCES; SEPARA, DIGO, A ALMA DO CORPO,
A RAZÃO DOS AFETOS DO SENTIDO. VERÁS LOGO, CESSADAS AS BRUTALIDADES TERRENAS,
UM PURO OURO, E, AFASTADAS AS NUVENS, VERÁS UM LUMINOSO AR; E ENTÃO,
ACREDITA-ME, RESPEITARÁS A TI MESMA COMO UM RAIO ETERNO DO DIVINO SOL."
(LETTERE, EP. 110, 1-9)
EM
1473 ELE FOI ORDENADO PADRE. NÃO OBSTANTE, POR SEU INTERESSE PELAS CIÊNCIAS
OCULTAS É ACUSADO DE NECROMANCIA EM 1482, E ESCREVE UMA APOLOGIA EM SUA PRÓPRIA
DEFESA. ELE FOI UM BRUXO HEREGE, UM SÁBIO QUE ACUMULAVA CONHECIMENTOS DE TODOS
OS TIPOS COM PROFUNDIDADE.
ELE
ESCREVEU "OS TRÊS LIVROS SOBRE A VIDA" E UM TRATADO SISTEMÁTICO SOBRE A
IMORTALIDADE DA ALMA. EXISTIRIA, SEGUNDO FICINO, UMA ANTIGA E CONSISTENTE
TRADIÇÃO TEOLÓGICA - DESDE HERMES TRIMEGISTO ATÉ PLATÃO, PASSANDO POR
ZOROASTRO, ORFEU, PITÁGORAS E OUTROS - QUE SE PROPÕE A SUBTRAIR A ALMA DO
ENGANO DOS SENTIDOS E DA FANTASIA, PARA CONDUZÍ-LA À MENTE QUE PERCEBE A
VERDADE E A ORDEM DE TODAS AS COISAS QUE EXISTEM QUANDO SE RECONHECE SER
DIVINO, POIS O DOM EMANA DO DIVINO. ELE AFIRMA ANIMA COPULA MUNDI. (A
ALMA RACIONAL COMO TERMO MÉDIO ENTRE O DIVINO E O TERRENO).
MARSÍLIO
FICINO COMENTA O TEMA DO DAEMON SOCRÁTICO, QUE É BASTANTE CONHECIDO RENDENDO
CONSIDERAÇÕES DE MUITOS FILÓSOFOS AO LONGO DOS SÉCULOS, COMO PROCLO, MÁXIMO DE
TIRO, PLUTARCO, APULEIO, CÍCERO, O PRÓPRIO FICINO, MONTAIGNE, VOLTAIRE,
NIETZSCHE, BERGSON E OUTROS.
O
PRINCIPAL TEMA DA SABEDORIA, O QUE ESPECIFICAMENTE NO CASO DE SÓCRATES INCIDE
EM SEU POSTO QUE ELE AFIRMASSE NÃO POSSUIR O SABER QUE LHE ATRIBUÍAM E MESMO
QUE O ORÁCULO DE DELFOS TENHA AFIRMADO SER SÓCRATES O HOMEM MAIS SÁBIO DE
ATENAS.
PARA
SÓCRATES A SABEDORIA É COISA DOS DEUSES, ENQUANTO O SABER HUMANO É COISA DE
POUCO VALOR. POR ISSO TERIA ELE SUSCITADO OS DEUSES OU O SEU DAEMON
PESSOAL EM VÁRIAS PASSAGENS PLATÔNICAS ENQUANTO GARANTIA DE SE GUIAR
CORRETAMENTE NO CAMINHO DA VERDADE E POR ESSE MOTIVO TER AFIRMADO QUE NADA
SABE, REVELANDO A HUMILDADE INICIÁTICA. ENTÃO VAMOS AO DAEMON:
ESTÁ
IMPLÍCITO NO TERMO ‘DAEMON’, USADO POR FIRMICUS MATERNUS (ASTRÓLOGO ROMANO)
PARA SE REFERIR ÀS CASAS 11 E 12.
MATERNUS
CHAMA AS CASAS 11 E 12 DE BÔNUS DAEMON E MALUS DAEMON, RESPECTIVAMENTE.
O
USO POR HOMERO DAS PALAVRAS THEOÍ (ΘΕΟΊ: “DEUSES”) E DAIMONOS (ΔΑΊΜΟΝΕΣ),
SUGEREM QUE, ENQUANTO DISTINTOS, ELES SERIAM SIMILARES EM NATUREZA. ESCRITORES
MAIS TARDIOS DESENVOLVERAM A DISTINÇÃO ENTRE OS DOIS. EM CRATYLUS (398B),
PLATÃO ESPECULA QUE A ETIMOLOGIA DE DAIMÔN/DAĒMONES (ΔΑΊΜΟΝΕΣ: DEIDADE/DAÊMON
ΔΑΉΜΟΝΕΣ) PROVÉM DE “CONHECIMENTO, SABER”; CONTUDO, É MAIS PROVÁVEL DAIŌ (ΔΑΊΩ:
DIVIDIR, DISTRIBUIR DESTINOS, ATRIBUIR SABERES).
NO SIMPÓSIO DE PLATÃO, A SACERDOTISA DIOTIMA ENSINA SÓCRATES QUE O AMOR NÃO É UM DEUS, MAS SIM UM “GRANDE DAEMON” (202D). ELA CONTINUA A EXPLICAR QUE “TUDO DAEMÔNICO É ENTRE O MORTAL E O DIVINO” (202D-E), E ELA DESCREVE DAEMONS COMO “INTERPRETANDO E TRANSPORTANDO COISAS HUMANAS AOS DEUSES E COISAS DIVINAS AOS HOMENS; ENTREATOS E SACRIFÍCIOS DE BAIXO, E ORDENANÇAS E RECOMPENSAS DE CIMA…” (202E).
NA
APOLOGIA DE SÓCRATES, ESTE AFIRMAVA TER UM DAIMONION (LITERALMENTE, UM “ALGO
DIVINO”) QUE FREQÜENTEMENTE O EXORTAVA – NA FORMA DE UMA “VOZ” – CONTRA ERROS,
MAS NUNCA O DIZIA O QUE FAZER. CONTUDO, O SÓCRATES DE PLATÃO NUNCA SE REFERIU
AO DAIMONION COMO UM DAIMŌN; SEMPRE FOI UM IMPESSOAL “ALGO” OU “SINAL”. SOBRE A
ACUSAÇÃO CONTRA SÓCRATES EM 399, PLATÃO SUPÔS “SÓCRATES ERRA PORQUE ELE NÃO
ACREDITA NOS DEUSES NOS QUAIS A CIDADE ACREDITAVA, MAS APRESENTA OUTROS SERES
DAIMÔNICOS…”
BURKETT
NOTA QUE “UM SER ESPECIAL OBSERVA A CADA INDIVÍDUO, UM DAIMON QUE OBTEVE A
PESSOA NO SEU NASCIMENTO COMO LOTE, É UMA IDEIA QUE ENCONTRAMOS EM PLATÃO,
INDUBITAVELMENTE DE UMA TRADIÇÃO ANTERIOR. O DIZER FAMOSO E PARADOXAL DE
HERÁCLITO JÁ É DIRECIONADO CONTRA ESSA CONCEPÇÃO: “O CARÁTER É PARA O HOMEM SEU
DAIMON”.
DA
FILOSOFIA PARA ASTROLOGIA, A RELAÇÃO ENTRE AMBAS É ÍNTIMA, POIS OUTRO NOME QUE
É COMUM PARA SE REFERIR À CASA 11 É “AGATHOS DAEMON”.
APESAR
DE SER POUCO NOTADO NA MITOLOGIA GREGA (PAUSANIAS CONJECTURAVA QUE O NOME ERA
UM MERO EPÍTETO DE ZEUS), ELE ERA PROEMINENTE NA RELIGIÃO POPULAR GREGA; ERA
COSTUMEIRO BEBER OU DERRAMAR ALGUMAS GOTAS DE VINHO NÃO-MISTURADO EM HONRA A
ELE EM TODO SIMPÓSIO OU BANQUETE FORMAL. NA PAZ DE ARISTÓFANES, QUANDO A GUERRA
EMBOSCOU A PAZ NUM ABISMO PROFUNDO, HERMES VEM DAR AUXÍLIO: “AGORA, Ó GREGOS! É
O MOMENTO QUANDO, LIVRES DAS BRIGAS E LUTAS, DEVEMOS RESGATAR A DOCE EIRENE E
TIRÁ-LA DESSE ABISMO… ESSE É O MOMENTO PARA TOMAR UM COPO EM NOME DE AGATHOS
DAIMON”. UM TEMPLO DEDICADO A ELE SITUAVA-SE NO CAMINHO DE MEGALOPOLIS A
MAENALUS, NA ARCÁDIA.
AGATHOS
DAIMON ERA O ESPOSO OU COMPANHEIRO DE AGATHE TYCHE (ΤΎΧΗ ἈΓΑΘΉ
“BOA FORTUNA”; LATIN, E DIALETO, AGATHA AGATHA); AGATHE TYCHE É UM DOS NOMES DA
CASA 5, QUE FAZ OPOSIÇÃO À 11. “TYCHE NÓS CONHECEMOS EM LEBADÉIA, COMO A ESPOSA
DE AGATHOS DAIMON, O BOM OU RICO ESPÍRITO.” SUA NUMINOSA PRESENÇA PODE SER
REPRESENTADA NA ARTE COMO UMA SERPENTE OU, MAIS CONCRETAMENTE, COMO UM HOMEM
JOVEM CARREGANDO UMA CORNUCÓPIA E UM CESTO NUMA MÃO, E UMA PAPOULA E UMA ESPIGA
DE CEREAIS NA OUTRA. O AGATHODAEMON FOI, MAIS TARDE, ADAPTADO EM UM DAEMON
GERAL DE FORTUNA, PARTICULAR À ABUNDÂNCIA DE BOA COMIDA E BEBIDA DE UMA FAMÍLIA
ALÉM
DO AGATHO DAEMON, TEMOS TAMBÉM O CACOS DAEMON, OUTRO EPÍTETO DA CASA 12:
UM
CACODAEMON É UM ESPÍRITO MALIGNO OU (NO SENTIDO MODERNO DA PALAVRA), UM
DEMÔNIO. O ANTÔNIMO DE CACODAEMON É AGATHOSDAEMON OU EUDAEMON, UM BOM ESPÍRITO
OU ANJO. A PALAVRA CACODAEMON VEM PELO LATIM DO GREGO ANTIGO ΚΑΚΟΔΑΊΜΩΝ
(KAKODAIMŌN), SIGNIFICANDO UM ESPÍRITO DO MAL, ENQUANTO DAIMON PODERIA SER UM
ESPÍRITO NEUTRO/CONSCIENCIA NEUTRA NO GREGO E TYCHODAIMON PODERIA SER UM BOM
ESPÍRITO.
NA
PSICOLOGIA, CACODEMONIA (OU CACODEMOMANIA) É UMA FORMA DE INSANIDADE NA QUAL O
PACIENTE ACREDITA QUE ELE ESTÁ POSSUÍDO POR UM ESPÍRITO MALIGNO.
A
PRIMEIRA OCORRÊNCIA DA PALAVRA CACODEMON DATA DE 1398. NA OBRA RICARDO III, DE
SHAKESPEARE, NO ATO 1, CENA 3, A RAINHA MARGARETE CHAMA RICARDO DE UM ‘CACODAEMON’,
PELOS SEUS ATOS VIS E MANIPULAÇÕES.
EM
FIM, A MAGIA ESTÁ NA ALMA E ESPÍRITO, E A MAGIA ATRAVESSA OCEANOS E SÉCULOS,
ELA É ATEMPORAL E ETERNA, SEMPRE EXISTIU E SEMPRE EXISTIRÁ.
O
DAEMON SOCRÁTICO ASSUME POR VEZES UM CARÁTER IMPERATIVO, SÚBITO E, ALÉM DISSO,
DE UMA FORMA NÃO DENOMINADA OU EXPRESSA ENQUANTO UM “SINAL DEMONÍACO”, DIVINO
OU COMO UM DEMONIO FAMILIAR. PARA FICINO ESTE SINAL MARCA E DISTINGUE AQUELES
QUE SE BEM CONDUZEM EM DIREÇÃO DO DIVINO E ACESSAM A LUZ DIVINA OBTENDO SUA
ILUMINAÇÃO, CONDUÇÃO E INTELIGÊNCIA SUPRARRACIONAL OU EXTRA-RACIONAL, COMO A
FONTE DIVINA DO CONHECIMENTO. SENDO ASSIM, O DAEMON INSERE-SE TANTO NO PROBLEMA
DO CONHECIMENTO QUANTO NO TEMA DA ASCENSÃO DA ALMA E ESTÁ HORIZONTALMENTE LIGADO
A ASTROLOGIA. EIS O FUNDAMENTO DO POR QUE SE DEVE OLHAR O MAPA NATAL.
POR
ÚLTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE É O TEMA DO DEMIURGO.
SEGUNDO
O FILÓSOFO GREGO PLATÃO (428-348 A.C.), DEMIURGO É O ARTESÃO DIVINO OU O
PRINCÍPIO ORGANIZADOR DO UNIVERSO QUE, SEM CRIAR DE FATO A REALIDADE, MODELA E
ORGANIZA A MATÉRIA CAÓTICA PREEXISTENTE ATRAVÉS DA IMITAÇÃO DE MODELOS ETERNOS
E PERFEITOS. É O QUE VEIO A SER CHAMADO DE DEUS.
DEMIURGO
VEM DO GREGO, ΔΗΜΙΟΥΡΓΌΣ, DEMIOURGOS, SIGNIFICA AQUELE QUE TRABALHA PARA O
PÚBLICO, ARTÍFICE, OPERÁRIO MANUAL, DEMIOS SIGNIFICANDO "DO POVO" (DE
DEMOS, POVO) E -OURGOS, "TRABALHADOR" (DE ERGON, TRABALHO);
UM
PAI OU MÃE QUE DÁ SUPORTE AO SEU FILHO CRIADO.
O
TERMO DESIGNA O ARTESÃO DIVINO - CAUSA DA ALMA DO MUNDO - QUE, SEM CRIAR DE
FATO O UNIVERSO, DÁ FORMA A UMA MATÉRIA DESORGANIZADA IMITANDO AS ESSÊNCIAS
ETERNAS, TENDO OS DEUSES INFERIORES, CRIADOS POR ELE, COMO TAREFA A PRODUÇÃO
DOS SERES MORTAIS. PARA PLATÃO O
DEMIURGO É BOM: "ELE ERA BOM E, NAQUILO QUE É BOM, NUNCA SURGE INVEJA DE
NADA; E SENDO DESPROVIDO DE INVEJA, DESEJOU QUE TODOS FOSSEM, TANTO QUANTO
POSSÍVEL, SEMELHANTES A ELE".
astrologia helenística - a casa 2 como porta do inferno e demais casas e atributos |
DE
ACORDO COM PROCLO, NUMÊNIO CONSIDEROU QUE HAVIA UMA ESPÉCIE DE TRINDADE, OU
TRÊS PRINCÍPIOS SUPREMOS: O "PRIMEIRO DEUS", CHAMADO PAI, O PRIMEIRO, "NOUS", O UM E O BEM, É O SER ABSOLUTO, PERFEITAMENTE TRANSCENDENTE E AUTÔNOMO.
ELE É PAI DO "SEGUNDO DEUS", O DEMIURGO QUE TAMBÉM SE CHAMA NOUS, ELE
É IGUALMENTE BOM, PORQUE COMPARTILHA DO BEM DO PRIMEIRO DEUS, MAS POSSUI UMA
INCLINAÇÃO A MATÉRIA. NUMÊNIO TAMBÉM ALEGOU QUE AS TRÊS DIVINDADES ERAM NA
VERDADE UMA SÓ.
ENQUANTO
OS DEUSES MENORES DO TIMEU DE PLATÃO SÃO RESPONSÁVEIS POR ACRESCENTAR UMA ALMA
MORTAL À ALMA RACIONAL IMORTAL ENTREGUES PELO DEMIURGO, O DEMIURGO DE NUMÊNIO É
RESPONSÁVEL APENAS PELA ENCARNAÇÃO E REENCARNAÇÃO DAS ALMAS MORTAIS, QUE SÃO,
ELAS PRÓPRIAS, DE ORIGEM SUPERIOR. NUMÊNIO CONSIDEROU AINDA UM DEMIURGO
DUALISTA, SUA PARTE CONTEMPLATIVA É A ALMA DO MUNDO BENÉVOLA E A PARTE DA
CRIAÇÃO, PORQUE SE PREOCUPA UNICAMENTE COM A MATÉRIA, É A ALMA DO MUNDO MÁ.
A
QUESTÃO ESTÁ RODEADA DA DÚVIDA EM COMO UMA PESSOA TRANS DEVERIA SE PORTAR E SE
COLOCAR DENTRO DE UM CÍRCULO MÁGICO? VEJAM, VOU SER BEM DIRETO: SE VOCÊ NASCEU
COM PÊNIS, MAS SE RECONHECE MULHER E REALIZOU A REDESIGNAÇÃO (RE-DESIGN) PARA
ADEQUAR MENTE-CORPO, PARA MIM VOCÊ É UMA MULHER E SERÁ VESTIDA COM OS CARGOS DE
SACERDOTISA. O MESMO OCORRE COM QUEM NASCEU COM UMA VAGINA E SE RECONHECE COMO
HOMEM, SERÁ VESTIDO DO CARGO DE UM SACERDOTE, POIS COMO DEMIURGOS MENORES QUE
SOMOS, VOCÊS JÁ REALIZARAM A MAIOR DAS MAGIAS E CARREGAM MUITO PODER DENTRO DE
SI MESMOS. SEXO E GÊNERO SÃO DISTINTOS E DENTRO DO CÍRCULO RESPEITAMOS O
GÊNERO, NÃO O SEXO. SE UMA ESTÁTUA DE GESSO OU CIMENTO PODE ENCARNAR A DEUSA E
SE TORNAR UM FETCH DIVINO, NÃO HÁ O PORQUE DE NEGAR A DIVINDADE A QUALQUER BRUXO
OU BRUXA TRANS. OS COVINES DE BRUXARIA LUPÍNICA ACEITAM AS BRUXAS E OS BRUXOS
TRANS EM PÉ DE IGUALDADE.
NÓS
NÃO PRECISAMOS CITAR OS ESTUDOS CIENTÍFICOS DE MILTON DIAMOND, PROFESSOR
EMÉRITO DE BIOLOGIA REPRODUTIVA DA UNIVERSIDADE DO HAVAI, EM MANOA, COM OS
ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE GÊMEOS IDÊNTICOS E NÃO IDÊNTICOS, OU PRINCE HENRY’S
INSTITUTE OF MEDICAL RESEARCH PARA MOSTRAR QUE A GENÉTICA DE TRANSGÊNEROS E
CISGÊNEROS PROCESSAM A TESTOSTERONA DE MODO DISTINTO, OU PARA PROVAR QUE
CROMOSSOMOS X E Y NÃO DETERMINAM O SEXO DO BEBE, BEM COMO O QUE SIGNIFICA UMA
DISFORIA SEXUAL. SEU RECONHECIMENTO COMO TAL NÃO DEPENDE DE SUA MORFOFISIOLOGIA
E SIM DA ESTRUTURA CEREBRAL COMPATÍVEL AO GÊNERO AO QUAL PERTENCE. POIS BEM,
QUE SEU BOM DAIMON LHE GUIE E SEJAM SEMPRE BEM VINDOS AO NOSSO CLÃ LUPINO.
COMO
PODEM NOTAR, ESSE TEMA JÁ VIROU UM TRATADO DA PROVA DE QUE OS NÃO-BINÁRIOS
PODEM SER “VASOS/CÁLICES” DOS ANTIGOS DEUSES E DEUSAS, POIS NÃO HÁ UM CONTROLE
DE QUALIDADE NA BRUXARIA ONDE VOCÊ APONTA O DEDO PARA DIZER QUEM É BRUXO E QUEM
NÃO É. ESSE RECONHECIMENTO DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DE CADA PESSOA SE
RECONHECER E SE ACEITAR COMO TAL. O PODER OU DOM JÁ ESTÁ EM TI. QUE ELPHAME TE
ABENÇOE.
TERMINO
ESSE LONGO COMPENDIO DE FUNDAMENTOS COM O HINO ÓRFICO DO PODEROSO DEUS TRANS,
FANES.
NOS
FRAGMENTOS ÓRFICOS, LEMOS QUE FANES É O PRIMOGÊNITO E “DEMIURGO DE TODAS AS
COISAS” (FR. 61K), BIFORME, “FÊMEA E ENGENDRADOR, DEUS DOADOR DE VIDA
[EURICEPEU]” (FR. 81K).
HINO
ÓRFICO 5 A PROTÓGONO [FANES], COM INCENSO DE MIRRA.
PROTÓGONO,
O MAGNO, INVOCO: O BIFORME, ERRANTE NO ÉTER,
O SANTO
DAS ASAS DE OURO QUE DESPONTOU DO OVO,
TAURIBRAMANTE,
GÊNESE DOS DEUSES E DOS MORTAIS,
GÉRMEN
MULTIMEMORADO, EURICEPEU DE MUITOS CULTOS,
ESPLÊNDIDO
BROTO MÍSTICO, REBENTO RADIANTE,
QUE DOS
OLHOS EXPULSA BRUMAS SOMBRIAS,
POR ISSO
FANES TE CHAMO!
FECUNDADOR
SOBERANO, BRILHANTE DE OLHOS VÍVIDOS.
VENHA
VENTUROSO DE MUITOS PLANOS, DE MUITAS SEMENTES,
JUBILOSO
PARA OS INICIADOS EM RITO SAGRADO.
FIM DA PARTE 2.
OBS: ESSE TRATADO DISPENSA FONTES
BIBLIOGRÁFICAS UMA VEZ QUE FORAM CITADAS INCANSAVELMENTE NO CORPO DO ARTIGO.
ESTE ARTIGO FOI ELABORADO POR SETT LUPINO, REMUS LUPINO E SIRIUS LUPINO.
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